Av. Olavo Bilac, 206 - Osasco - KM 18

sanatech@sanatech.com.br

(11) 3681-3338 / (11) 97327-5597

Sanatech Soluções Ambientais

Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Diagnóstico Ambiental

Avaliação
Preliminar

Caracterizar as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento na área sob avaliação.

Investigação
Confirmatória

Confirmar ou não a existência de contaminação na área em avaliação.

Investigação
Detalhada

Caracterizar o meio físico onde se insere a Área Contaminada sob Investigação (ACI)

Avaliação
Ambiental

Equipamentos e Instrumentações de Controle Ambiental.

Gerenciamento de Áreas Contaminadas


O QUE SÃO ÁREAS CONTAMINADAS?

Uma área contaminada pode ser definida como uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural.

IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO DE UMA ÁREA CONTAMINADA (GAC).

A importância de gerenciar o conjunto de medidas que devem ser tomadas em áreas contaminadas, com o objetivo de minimizar ou eliminar os riscos a que estão sujeitos à população, meio ambiente e os impactos causados, irá proporcionar as escolhas dos melhores e adequados instrumentos necessários para as tomadas de decisões quanto às formas de intervenção mais adequadas para estas áreas contaminadas.

VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA UMA INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL?

Uma Investigação Ambiental é desenvolvida com o objetivo de caracterizar, através do diagnóstico dos solos e das águas subterrâneas, a situação da área de estudo, avaliando se determinadas atividades poluidoras podem ter gerado algum dano ao meio ambiente. Este diagnóstico ambiental realizados em terrenos com suspeitas de estarem contaminados, contaminação essa que pode ser tanto na superfície com na parte subterrânea, afetando água, solo, sedimentos, zonas saturadas e não saturadas, pisos ou estruturas de construção.
Uma investigação ambiental tem como o principal objetivo detalhar e confirmar se existem parâmetros químicos nos meios solo ou água, introduzidos por ações antrópicas (humanas), que causem alteração das características originais do meio afetado.
As etapas de uma investigação ambiental visam o fornecimento de orientações técnicas e de procedimentos para a identificação e avaliação de indícios de contaminação em terrenos, cujas atividades potencialmente poluidoras podem ter gerado algum dano ao meio ambiente. Tal procedimento divide-se em avaliação preliminar, investigação confirmatória e investigação detalhada.

O QUE É UMA AVALIAÇÃO AMBIENTAL PRELIMINAR?

A Avaliação Ambiental Preliminar (FASE I) é a primeira etapa a ser realizada no gerenciamento de áreas contaminadas, ela envolve a identificação de áreas com potenciais de contaminação para verificar se seus processos, em decorrência de alguma atividade considerada como fonte potencial de contaminação, estão gerando ou geraram no passado, áreas com indícios de contaminação. Portanto este estudo compreende o levantamento de documentos, registros, visitas de campo, fotografias aero temporais que comprovem as modificações ocorridas no terreno e atividades que foram ou são executas na área e que possam causar contaminação ambiental. Desta forma poderemos determinar as áreas fontes com potenciais de contaminações e elaborar o modelo conceitual, objetivando uma investigação segura.

POR QUE DEVEMOS REALIZAR A INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL CONFIRMATÓRIA?

O estudo ambiental de Investigação Confirmatória tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação na área em avaliação, por meio da investigação de todas as fontes potenciais e primárias de contaminação identificadas na etapa de Avaliação Preliminar (pré-requisito).
Esta etapa da Investigação Ambiental Confirmatória (Fase II), é constituído pela realização das ações de: coleta de dados existentes, estabelecimento de plano de investigação (localização dos pontos suspeitos de contaminação para instalação de poços de monitoramento), coleta e análise química de amostras de vapores, solo e água subterrânea e interpretação dos resultados, para comparação com os padrões de referência legalmente estabelecidos.
Resultados superiores aos padrões de referência adotados classificarão aquela área oficialmente como contaminada. Ao contrário, a inexistência de resultados superiores aos padrões legais, levará à conclusão de que a suspeita de contaminação daquela área não se confirmou. No caso de haver confirmação da contaminação, deve ser elaborado um novo modelo conceitual aplicável à área, que orientará a execução dos trabalhos da próxima etapa do gerenciamento: a Investigação Detalhada (Fase III).

QUAL O OBJETIVO DA INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL DETALHADA?

Esta etapa de Investigação Detalhada (Fase III) tem como objetivo caracterizar o meio físico onde se insere a Área Contaminada sob Investigação (ACI), determinar as concentrações e quantificar as massas das substâncias químicas de interesse, definir tridimensionalmente os limites das plumas de contaminação, caracterizar o transporte das substâncias químicas e sua evolução no tempo e caracterizar os cenários de exposição necessários à realização da etapa de Avaliação de Risco (CETESB, DD038/2017/C).
Neste estudo de Investigação Detalhada após análise técnica dos estudos ambientais anteriores, calcula-se e planeja-se a execução de sondagem e instalação de novos poços de monitoramento (PM), para delimitação das plumas de contaminação realiza novas análises laboratoriais nos poços de monitoramento já existentes e a instalar para comparação dos dados analíticos, dando suporte para o desenvolvimento da Análise de Risco e do Plano de Intervenção.
O plano de intervenção tem como objetivo implantar medidas de controle de engenharia, institucional e de remediações, para eliminar os riscos à saúde humana e ao meio ambiente, bem como obter o Termo de Reabilitação da Área junto ao Órgão Ambiental.

Fale Conosco  
  • Gerenciamento de Áreas Contaminadas
  • Realizamos o acompanhamento de processos de remoção de tanques com o objetivo de identificar a presença ou inexistência de contaminantes no solo e águas subterrâneas
  • Avaliação Prelimiar, Avaliação Confirmatória e Investigação Detalhada
  • Avaliação de Risco a Saúde Humana e Meio Ambiente e Reabilitação de Áreas Contaminadas
  • Implantação de Sistemas de Remediações
  • Regularização e Representação Técnica junto ao IBAMA, CETESB, SABESP, INEA, CEDAE, Prefeituras e Corpo de Bombeiros
  • Implantamos o Sistema de Tratamento dos Efluentes Líquidos Industriais, adequado para o reuso da água tratada no seu processo industrial
  • Projetos de Tratamento de Águas Residuárias, Água para Abastecimento e Resíduos Sólidos
  • Projetos para Reutilização de Águas e Reciclagem de Materiais
  • Avaliações, Otimização e Monitoramento de Sistemas de Tratamento de Águas, Esgotos e Resíduos Sólidos;
  • Operamos a sua Estação de Tratamento de Efluentes Liquidos, a baixo custo
  • Estações de Tratamento de Águas, Efluentes Líquidos Industriais e Domésticos
  • Equipamentos e Instrumentações de Controle Ambiental

Minha empresa precisa de licença ambiental?

Operamos em todo território nacional, atendendo diversos segmentos de empresas.
Copyright © 2021 Sanatech Soluções Ambientais | All rights reserved.
Falar por WhatsApp